Tuesday, March 14, 2006

Sobre boxe

Acho um esporte besta esse, mesmo. Olha soh, o objetivo eh bater tanto no adversario a ponto de ele nao se aguentar em peh, cair, e permanecer assim por 10 segundos – “Pronto, o outro competidor apagou por mais de 10 segundos, parabens, vc ganhou”.
Fora que nunca eh como nos filmes. Na maior parte do tempo os caras estao se agarrando, ou dando soquinhos um luva do outro "Acertei sua luva hahaha, nao eu que acertei a sua...triste”

Outra coisa que eu nao entendo eh como todo mundo pode ter muito mais vitorias que derrotas. Quase sempre vc ve um sujeito X “ 20 lutas, 18 vitorias, 15 por knockout”. Se o cara perdeu mais que 3 eh galinha morta. Cade a turma que mais apanhou? Cade a boxeador da Portuguesa ou do Ameriquinha? Cade Genivaldo braco torto 20 lutas, 17 derrotas, 16 por knockout. O cidadao so apanha meu, e ainda assim esta lah, pronto pra tomar mais. Um campeao esse Genivaldo.

Mas no cinema Boxe eh bacana. Ai sim, treinamento com musicas empolgantes, depois que o lutador resolveu todas suas crises, lutas sem clinches, sem jabs, soh bordoada na cara, uma beleza. No 12 round, naturalmente, tudo em camera lenta. O treinador grita em camara lenta, socando a lona “NOOOOoooOOOOOooooOO” implorando para que seu lutador sai do canto, socos aparecem de todos os lados e eh possibel acompanhar o movimento de todas as gotas de suor, babas e perdigotos de todos aqueles envolvidos na cena

No genero, Rocky, naturalmente eh a referencia. Outro dia estava lendo sobre o filme e descobri varias coisas. Primeiro que o filme foi gravado em 28 dias e custou a bagatela de USD 1 milhao e faturou mais de USD 110 milhas, um recorde na epoca. Outra que eu nao sabia foi que Rocky ganhou o oscar de melhor filme em 1976. Merecido pacas, filmaco “And the Oscar goes to.... Rocky” eeeee, desbancando nada mais nada menos que “Taxi Driver” do Scorsese. Rocky ganhou ainda melhor diretor (John Avidsen) e Film editing. Silver Stallone concorreu como melhor ator, mas perdeu para Pete Finch (????), um absurdo... coisas da academia !

Para todos aqueles que torceram, choraram e se emocionaram com Rocky Balboa, o garanhao italino, ai vai

Rocky IV
Duke: What's happening out there?
Rocky: He's winning.

Rocky: During the fight, I've seen a lot of changing, in the way I feel about you, and the way you feel about me. I guess what I'm trying to say is that if I can change, and you can change, everyone can change.

Rocky III
Apollo Creed: See that look in their eyes, Rock? You gotta get that look back, Rock. Eye of the tiger, man.

Rocky II
Rocky Balboa: It's Apollo.
Mickey: Who were you expecting?
Rocky Balboa: I was hoping he wouldn't show

E naturalmente, a parte que muitos apontam como a razao do Oscar

Rocky
Rocky: Adrian!
Adrian: Rocky!
Rocky: Adrian!
Adrian: Rocky!
Rocky: Adrian.
Adrian: Rocky.

Poesia. Bravo ! Bravo !

5 Comments:

Blogger Giacomo said...

Falecido Sr Miyagi. Todos aprendemos muito com sua sabedoria. Descanse em paz Mestre

11:49 AM  
Blogger Liginha said...

Tb acho muito idiota boxe. Eu gostava quando o Mike Tyson ganhava todas, era emocionante demais esperar a semana inteira pela luta e após 20 segundos desligar a TV e ficar vendo os replays de sua vitórias. (Porra, o cara dava 6 socos por segundo, é um animal, ele me lembra muito um Pitbull...)
Enfim, mas pior que boxe acho aquelas lutas que um pula em cima do outro, puxa cabelo (eles gritam e fazem uma cara de mau, eu sairia correndo), isso sim é decadência!

5:24 AM  
Blogger A. Lisboa said...

Estou rindo que nem uma besta, sozinha. Muito bom!
Sabe o que é muito curioso? Impliquei com esse esporte quando eu tinha doze anos, porque a professora explicou que quando alguém ia a nocaute era porque o bulbo não estava funcionando bem por um tempo.
Mas não mexa com o "Karate Kid", que o Sr. Miyagi fez parte da minha educação!

1:20 PM  
Blogger Luciana Ramondetti said...

Uma pena que demorei tanto para ver esse texto!!!! Mas nunca é tarde para, de forma emocionada, comentá-lo.
Ainda mais agora com a feliz notícia de que haverá Rocky VI (apesar de temer um pouco, já que o aposentado Balboa já não demonstrava muita condição física). Porém, Stallone disse sobre o filme: "There was a reluctance to go forward until everyone felt there was a script that echoed the same kind of sincerity and values the first one had, and had some poignancy like the first one had," tomara!
Ver a trajetória do pugilista de pouco intelecto mas de grande coração me ensinou bastante. As vezes de forma engraçada:
Rocky IV:
Rocky: I see three of him out there.
Paulie: Hit the one in the middle.

Sobre o amor “paternal”:
Micky: "Like an angel on your shoulder, if you ever get hurt, and you feel that your going down, this little angel is gonna whisper in your ear, hes gonna say, GET UP YOU SON OF A BITCH, cause Micky loves ya.

Acho que poderia escrever inúmeros “quotes” que de alguma forma me levaram a gostar tanto do filme!! Fora, é claro, a razão principal, não é, Giacomo? (essa pergunta me deu frio na espinha...).

Por fim, já que é a primeira vez que escrevo em seu blog, aproveito para parabenizá-lo e dizer que passarei a freqüenta-lo com mais freqüência.

11:54 AM  
Blogger Giacomo said...

Que bom que vc gostou. Quando escrevi sabia que teria um aspecto especial pra vc. Mas o nome (Giacomo) soh fui perceber depois..

8:09 AM  

Post a Comment

<< Home